Frequentemente a dor de cabeça assola as pessoas no dia a dia. Você, com certeza, já teve dor de cabeça e sabe como ela incomoda e nos deixa menos produtivos e menos animados. O que muitas pessoas não sabem é que a dor de cabeça também pode ser um sintoma de ansiedade.

Para você entender um pouco como isso acontece, vai uma analogia: quando você vai à academia, no primeiro dia, você esforça seus músculos e até aí tudo bem. Dado um tempo, começa a sentir muitas dores, não é assim? Seus músculos estão dizendo: ei, fazia tempo que você não me movimentava, né? E aí você sente todas as dores musculares possíveis. Certo?

A ansiedade pode gerar dor de cabeça levando em conta uma premissa semelhante à essa da academia: você, com o estresse, pensa muito – e geralmente em possibilidades negativas em relação ao futuro, ativa seus neurônios e alguns neurotransmissores em maior quantidade que o normal. Com isso, seu cérebro, assim como seus músculos, dá o aviso.

Como sintoma de ansiedade, a dor de cabeça aparece como indicativo de que algo não está bem. Na verdade, é isso que as dores no nosso corpo nos dizem: tem algo de errado aqui.

Aposto que você, por vezes, usou um remédio para a dor de cabeça passar e diversas vezes ele funcionou, mas depois de um tempo ela voltou, não é? Isso acontece porque você tratou do sintoma apenas, mas deixou a causa escondida.

Seu corpo, que não é bobo, continuou avisando: tem algo de errado aqui, presta atenção em mim. Se isso acontece com você, busque um profissional da saúde. Dor de cabeça é sintoma, procure sua causa.

E atenção, dores de cabeça são um dos possíveis sintomas de ansiedade, mas pode ter diversas causas, busque um médico para melhor avaliação. Não faça autodiagnostico e evite a automedicação.

E se puder, faça terapia.