Você já se sentiu desconfortável em não estar nos eventos que seus amigos estão? Ou de ficar de fora de algo que aconteceu nos seus grupos? Existe uma expressão que descreve quando isso acontece de forma intensa e rotineira: Fomo, do inglês Fear of Missing Out, que significa “medo de ficar de fora”.

Cada vez mais percebemos como se tornou importante estar por dentro do que está acontecendo, e mais do que isso, participar dos movimentos, eventos, entre outros. A tecnologia e as redes sociais cada vez mais fazem com que essa informação fique cada vez mais evidente: fulano estala lá, ciclano estava acolá, e eu?

Não é novidade que as redes sociais têm um intuito de mostrar o que fazemos, com quem estamos, e que estamos nos divertindo. Mas isso tem sido motivo de muita ansiedade para muitas pessoas. Tanto a ansiedade em mostrar que estão lá e estão felizes, quanto a ansiedade de quem não está em saber que não pode estar junto.

Fomo é uma sigla que começou a ser difundida mais recentemente e tem muito espaço no marketing, por exemplo. Com certeza você já viu alguns comerciais ou chamadas que apelam para esse sentimento: “não fique de fora”, “você não pode perder essa oportunidade”. E funciona, não é? Isso porque, desde os homens das cavernas, ficar de fora de algo significava possibilidade de ficar sem comida ou de ser atacado, caso ficasse sozinho. Sendo assim, acaba sendo um mecanismo de defesa para nossa sobrevivência. No entanto, obviamente nos dias de hoje não seremos atacados ou passaremos fome se não estivermos no happy hour com a galera.

Claro que não queremos estar em todos os eventos do mundo, porque se torna algo impossível, mas Fomo tem mais a ver com querer estar onde está o seu grupo, seus amigos, seus pares. Tem a ver com a ansiedade de perder uma festa aqui e ali, de perder um happy hour, um encontro com os amigos, aquilo que o grupo está fazendo.

Certamente você já sabe: nós humanos somos seres sociais e temos a necessidade de estar em grupo. Não nos sentir pertencentes pode ser muito devastador. Mas quando falamos em Fomo, é uma necessidade constante e muito intensa, não apenas de pertencer ao grupo, mas de estar em absolutamente tudo com o grupo, ou grupos que você pertence. E certamente isso pode ser muito difícil, uma vez que nem sempre você quer ir àquela festa, ou àquele jantar. Fomo porém é a dificuldade de não ir, ainda que isso comprometa sua noite de sono, sua necessidade de descanso, etc.

Você já sentiu Fomo? Agora que você já sabe o que é, caso perceba que está com este sentimento muito intenso, deixando inclusive de fazer coisas importantes suas para estar com os amigos, ou ignorando seu cansaço e vontade para ir à lugares, pois seus amigos vão estar lá, busque psicoterapia. Essa defesa não é totalmente necessária para o mundo de hoje, e tudo que vem em excesso faz mal, certo? Um profissional da psicologia pode te ajudar a se fortalecer, desenvolver sua autoconfiança e ajudar a desfazer essa necessidade ou dependência tão intensa de estar em tudo.

Então, se puder, faça terapia.