Você provavelmente já ouviu falar da mobilização da campanha de setembro amarelo, não é? Mas você sabe o que é o Janeiro Branco? É uma campanha com o objetivo de mobilizar a discussão sobre a temática da saúde mental, que é tão importante, mas muitas vezes deixada de lado. Já parou para pensar como e se você tem cuidado da sua saúde mental?

A campanha Janeiro Branco tem o intuito de trazer discussões sobre saúde mental e não é segredo que nosso país tem grandes números quando o assunto é doenças mentais. Ainda assim, essa temática é pouco discutida. É importante lembrar que quando falamos em promover saúde mental, não se trata de falar apenas para quem tem alguma doença mental, mas sim para todo mundo.

Saúde mental é tema universal. Falar de saúde mental não é falar de doença, assim como falar de saúde física não é falar de doença. Tenha isso em mente. Apesar da saúde mental ser tão preciosa, nem sempre lhe é dado o devido valor e importância.

A campanha acontece no mês de janeiro justamente para engajar as mudanças que vêm com o novo ano: mudanças de vida e de formas de pensar, agir e cuidar de si.

Então te convido a pensar: você tem cuidado da sua saúde mental? Como você tem cuidado da sua saúde mental? Tem olhado para as suas necessidades emocionais, relacionais, mentais? Vou te dar algumas alternativas para cultivar com carinho sua saúde mental.

Invista em afeto

As emoções são comumente renegadas na nossa sociedade, assim como a demonstração do afeto. Quantas vezes você deixou de dizer o quanto ama alguém por imaginar que está implícito? Comunique seus afetos. Isso também faz parte de cuidar da sua saúde mental, isso faz bem à você e ao outro também.

Tenha mais diálogos

Falar é sempre uma boa opção. A comunicação é um bom caminho para acertar as coisas, alinhar ideias e expectativas, compartilhar informação e sentimentos. É por isso que os diálogos são tão importantes. Quantas vezes você “deduziu” o que alguém queria ou estava pensando? Colocar as cartas na mesa também é uma forma de cuidar de você e da sua saúde mental. Dialogue.

Se conheça mais

Nem é preciso dizer como o autoconhecimento é fonte fundamental de autocuidado. Prestar atenção nas suas necessidades é uma forma importantíssima e riquíssima de cuidado com sua saúde mental. Busque autoconhecimento.

Viva com mais sentido

Que a vida é curta você já sabe, e o que você faz com isso? É comum ver pessoas que vivem um dia após o outro, sem muito objetivo, sem metas, sem sonhos. A vida é muito melhor quando você busca por algo, quando você vive por algo que faz sentido para você. Independente do que seja, que faça sentido.

Esteja presente

Essa é a grande dificuldade dos tempos atuais: estar presente. Quantas vezes você realmente está presente naquilo que você faz? Quantas vezes você está totalmente atento e presente nas situações que acontecem no seu dia a dia? Você toma café, almoça e janta olhando o celular? Que presença você está tendo na sua própria vida? Fique presente.

Viva com respeito

Tudo começa pelo respeito, não é? Respeito não trata de concordar, mas sim de aceitar o diferente como ele é. Nem todas as pessoas são iguais e, no fim das contas, essa é a beleza do ser humano. Sua diversidade. Então, respeite quem é/pensa diferente de você.  Sua forma de ser/pensar não é a única e entender isso te permite estar mais leve no mundo.

Dê-se tempo

Nesses tempos frenéticos muitas vezes você deseja fazer tudo e tão logo possível. Acontece que, por vezes, é preciso dar tempo ao tempo. E mais vezes ainda é preciso se dar tempo. Você não é a mesma pessoa de um ano atrás, deixe o tempo agir e foque no que você pode fazer agora. Depois é depois.

Cuide da sua saúde mental, leve este cuidado para além de janeiro.

E, se puder, faça terapia.