Muitas pessoas ainda acreditam que a psicoterapia precisa acontecer numa sala fechada, frente a frente com o terapeuta, sem outra possibilidade mas não é bem assim. A psicoterapia em si acontece no contato.

O que é isso? Dentro da gestalt-terapia, abordagem que utilizo, entende-se que o processo todo da psicoterapia acontece pelo contato: ou seja pela relação verdadeira, inteira, sincera, entre terapeuta e cliente.

De uma forma bem resumida: é você e o terapeuta estando ali presentes de verdade, naquele momento. No aqui e no agora. É possível sim ter isso na terapia, mesmo online: dependerá do terapeuta e, claro, de você também.

A psicoterapia online traz uma certa praticidade: pode ser feita de casa, no conforto do lar, não perde tempo no trânsito, evita algumas questões como imprevistos com locomoção, atrasos, entre outras situações.

Para isso você precisa de um aparelho celular ou notebook/computador, fone de ouvido, acesso a internet (de preferência com uma boa qualidade) e um local isolado de outras pessoas e à vontade para a sessão.

E mais importante: é preciso ter vontade e querer realmente fazer psicoterapia e se disponibilizar para esse processo.

Muitas pessoas ainda tem certo receio do virtual ou mesmo não tem muita habilidade com as tecnologias e tudo bem. De repente você também não consegue encontrar um local em que se sinta minimamente seguro e tranquilo para a sessão. Quem sabe nesses casos não seja a melhor opção você estar na psicoterapia online.

Ao mesmo tempo, algumas pessoas não têm esse receio, e dentro de uma vida corrida acaba não “tendo tempo” para ir até a psicoterapia, não quer “perder” tempo no trânsito, indo e voltando. Pode ser que você prefira essa comodidade, tenha mais facilidade com a tecnologia, enfim, nesse caso a psicoterapia on-line pode ser uma alternativa muito bacana.

Você precisa verificar aquilo que faz mais sentido para você. E claro, precisa estar disponível para esse processo de psicoterapia, que presencialmente ou ou online é um caminho intenso de autocuidado e autoconhecimento.

Se puder, independente do formato, faça terapia.