Chuvas no RS: Grupo de Resgate em Montanha de Joinville vai a Porto Alegre prestar apoio especializado

Equipe estava a caminho de Candelária

Chuvas no RS: Grupo de Resgate em Montanha de Joinville vai a Porto Alegre prestar apoio especializado

Equipe estava a caminho de Candelária

Isabel Lima

O Grupo de Resgate em Montanha (GRM) de Joinville foi convocado pelo Grupo Especialista em Resgate de Alto Risco (Gerar) de Jaraguá do Sul para prestar apoio especializado em comunicação via rádio e atendimento pré-hospitalar no Rio Grande do Sul.


Uma equipe de 16 pessoas partiu de Joinville rumo a Candelária (RS) neste sábado, 4, um dia após a chegada do Gerar na base de comando. Entretanto, o risco de rompimento do dique no bairro Sarandi, na zona norte de Porto Alegre, alterou a rota dos voluntários.

Na tarde deste sábado, o GRM mudou o caminho e vai em direção a Porto Alegre para auxiliar na evacuação urgente de moradores de bairros que serão afetados pela inundação. Segundo o coordenador do GRM, Michel Corrêa, a equipe foi chamada por Jairo Machado, membro do Gerar e coordenador da Defesa Civil de Joinville.

GRM/Divulgação

O Gerar recebeu um ofício da Defesa Civil do Rio Grande do Sul para atuar nos resgates a pessoas e animais após as chuvas que assolam o estado.

Forças de segurança catarinenses

Além do GRM e do Gerar, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina foi convocado a atuar no Rio Grande do Sul. São 32 bombeiros, que resgataram 516 pessoas e 84 animais, que também foram direcionados à Zona Metropolitana de Porto Alegre.

Previsão do tempo

Lauro Alves/Secom

Os temporais continuarão fortes neste fim de semana e podem agravar as enchentes. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), até este domingo, 5, a previsão é de chuva volumosa, podendo superar os 100 milímetros (mm) por dia, entre o norte do Rio Grande do Sul e o sul de Santa Catarina; as rajadas de ventos podem superar os 60 km/h.

O instituto prevê também a ocorrência de descargas elétricas (raios) e possível queda de pedras de granizo, no momento das tempestades mais severas.

Ajuda

Em caso de emergência, as pessoas devem ligar para a Defesa Civil no município (telefone 199) e para o Corpo de Bombeiros Militar (telefone 193).

Também é possível se cadastrar para receber os alertas meteorológicos da Defesa Civil estadual. Basta enviar por SMS, no celular, o CEP da localidade onde o interessado está para o número 40199. Em seguida, uma mensagem de confirmação será enviada, tornando o número disponível para receber as informações sempre que forem divulgadas pela Defesa Civil estadual.

O cadastro pode ser feito via aplicativo WhatsApp. Antes, é necessário enviar uma mensagem de texto pelo telefone (61) 2034-4611.

Com informações da Agência Brasil.

Leia os destaques da semana:
1. GALERIA – Moradora de Joinville decora casa com símbolos e cores do Vasco da Gama
2. Ideli Salvatti perde título de cidadã honorária de Joinville
3. Celesc abre concurso com vagas em Joinville
4. Joinville entra na última fase antes da liberação dos mosquitos Wolbachia de combate à dengue
5. Empresário joinvilense se torna membro titular da Academia Nacional de Engenharia


Assista agora mesmo!

“Lugar muito bom”: como paixão fez argentina conhecer Joinville e construir uma vida na cidade:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo