Trabalho da Udesc e da Polícia Científica de Joinville ganha visibilidade internacional
Artigo destaca metodologia inovadora para análise de comprimidos de ecstasy
Artigo destaca metodologia inovadora para análise de comprimidos de ecstasy
Um trabalho de pesquisadores da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e de uma equipe especializada da Polícia Científica de Joinville foi publicado em uma renomada revista internacional, a Forensic Science International.
O artigo destaca uma metodologia inovadora para a análise de comprimidos de ecstasy. Os comprimidos, compostos majoritariamente por substâncias estimulantes como MDMA e MDA, além de excipientes, corantes, adulterantes e substâncias residuais de síntese, foram alvo de uma pesquisa cujo objetivo era desenvolver um método de análise qualitativa capaz de detectar uma gama maior de compostos.
A abordagem permite não apenas identificar a substância responsável pelos efeitos psicoativos, mas também identificar compostos minoritários, fornecendo informações cruciais para a área de inteligência criminal e controle de substâncias. A capacidade de identificar reagentes e rotas sintéticas utilizadas na produção dessas substâncias proscritas é de grande relevância, contribuindo para a eficácia das investigações e o aprimoramento das políticas de controle.
O trabalho foi realizado pelas peritas Suellen Pericolo e Gisele Barabocz em parceria com os pesquisadores da Udesc. “É inspirador trabalhar em um órgão com pessoas tão competentes.Além de fortalecer a missão constitucional da Polícia Científica de estudo e pesquisa em ciências forenses, também destaca a expertise e o talento presentes em nossa equipe”, destaca a perita-geral da Polícia Científica de Santa Catarina, Andressa Boer Fronza.
Leia também:
1. Homem desaparecido em Joinville é encontrado após uma semana
2. Museu de Sambaqui de Joinville terá novo prédio para proteger acervo de inundações
3. “Infelizmente você caiu”: tentativa de compra pela internet acaba em golpe em Joinville
4. Com dois expulsos, JEC se segura e consegue empate heroico contra Figueirense pelo Catarinense
5. Ossos humanos são encontrados em área de mata em Balneário Camboriú
BRIGADEIRO FIT: SOBREMESA DELICIOSA SEM LACTOSE: