Na publicação anterior, abordei três comportamentos que podem minar a saúde mental. E, nesta semana, trago algumas alternativas práticas para melhorar a saúde mental. Vamos lá?

1. Se colocar na sua agenda

Na postagem anterior comentei sobre prioridades. Enquanto seres humanos, temos um instinto, digamos assim, de valorizar mais aquilo que é determinado, que é compromisso, não é assim? Nos relacionamentos, quando você está namorando, há um compromisso ali e você destina uma prioridade para aquela relação na sua vida. Nós priorizamos o que parece que precisa de prioridade, então, quando você se coloca na agenda, firma um compromisso, fica mais fácil cuidar de você e se priorizar.

2. Utilize aplicativos que ajudam a cuidar da saúde 

Trouxe algumas opções interessantes de aplicativos:

Daylo: pode te ajudar a acompanhar como está e talvez identificar aquilo que tem faltado ou que você não tem dado muita atenção dentro dos diversos âmbitos da sua vida. É como um diário virtual, onde você vai registrando emoções, as atividades que fez no dia, mas tudo através de ícones. Você não vai escrever neste diário, mas categorizar com emojis.

Cogni: um app para registrar emoções e com isso conseguir aos poucos identificar também as situações e momentos em que está mais feliz, mais triste, com raiva, entre outros. Um bom ajudante para desenvolver autoconhecimento, que é fundamental quando falamos de saúde mental.

Calm/Lojong: são dois aplicativos de meditação guiada que ajudam muito também nesse processo de se centrar, outro item importante no mundo frenético em que vivemos. Os dois têm opções de meditações de curta duração, então é uma chance de testar, ver se faz sentido, se você se identifica.

3. Psicoterapia

Já comentei que a saúde mental está muito relacionada ao equilíbrio de todos os âmbitos da nossa vida e volta e meia acabamos tendo alguns tropeços e dificuldades em equilibrar essa balança, não é mesmo? A psicoterapia é uma alternativa muito bacana quando se pensa em otimizar, desenvolver, trabalhar no fortalecimento da saúde mental. Isso porque a terapia não te dá respostas certas e receitas prontas, mas te faz pensar mais e buscar alternativas para lidar com as situações da sua vida! É um local de muito aprendizado, certamente, e muito crescimento pessoal.

Se puder, faça terapia.