Você sempre busca apaziguar as coisas, não aponta sua opinião para não gerar brigas, “engole sapos” para não causar discussões, procura sempre equilibrar as expectativas de todos os envolvidos numa situação, você faz de tudo para não desapontar os outros, acertei?

Essa forma de ser é muito presente em pessoas com ansiedade: ao pensar nas consequências de expor uma ideia sua, opinião ou vontade, você prefere evitar todo e qualquer conflito.

E ao tentar evitar isso, você faz o quê? Deixa sua própria opinião/vontade/ideia de lado.

A curto prazo, parece não ter nenhuma consequência. Mas a longo prazo você pode se sentir desanimado(a), perdendo sua própria opinião e aceitando qualquer ideia que apareça, fica desmotivado(a), começa a levar a vida um dia após o outro, sem muito gosto, sem muito sentido…

Por isso, nem sempre fugir dos conflitos é uma estratégia eficaz. Mas eu também sei que é difícil se colocar e se expressar quando esse medo de desagradar está presente.

Não faça autodiagnóstico: ansiedade é uma doença composta por uma série de sintomas em conjunto. Busque um profissional para fazer uma análise e diagnóstico correto!.

E, se puder, faça terapia!