Um novo ano traz a sensação de um recomeço, novas metas e objetivos que construímos para nossa caminhada nos 365 dias desse novo ciclo. O método Smart é uma boa forma de construir metas para o ano que se inicia.

Muitas vezes não temos clareza de onde queremos chegar, do que pretendemos atingir, ou de como faremos isso. Acaba faltando algo muito importante na caminhada rumo à conquista: planejamento e organização.

Ter metas claras é essencial para qualquer conquista, por isso o método Smart pode auxiliar muito para que os objetivos para 2022 estejam mais próximos da realidade.

Smart vem do inglês e significa inteligente, em tradução literal. O objetivo é esse mesmo: tornar as metas mais inteligentes. O Smart também é um acróstico. O S, em inglês é “specific”, e em português “específica”); o M é “measurable”, em português “mensurável”; o A é “attainable”, em português “atingível”; o R é “relevant”, em português “relevante”; e o T é “time based”, em português “temporal”. Ou seja, ter uma meta inteligente, uma meta Smart , é ter uma meta que seja específica, mensurável, atingível, relevante e temporal. Vamos a cada ponto.

Específica

A sua meta precisa ser específica, ou seja, não pode ser muito ampla, precisa estar bem definida. Para que você tenha uma meta definida, algumas perguntas podem ajudar: o que você quer alcançar, como e onde? Isso quer dizer que um “quero emagrecer” pode não ser uma meta muito específica, mas “quero emagrecer 10 quilos” sim.

Mensurável

Também é importante pensar em como mensurar essa meta, ou seja, como você pode saber que está chegando mais perto de atingi-la? Ainda usando o exemplo do emagrecimento: se você quer emagrecer 10 quilos, são pelo menos 830 gramas por mês. Assim você consegue saber se está atingindo ou não o objetivo.

Atingível

A sua meta também precisa ser alcançável, ou seja, precisa ser realista: se você quer perder 10 quilos por mês talvez não seja uma meta tão realista assim. Isso impacta diretamente na motivação para que você continue firme na jornada para alcançar o objetivo. Se você alcança mais do que o objetivo, que bom. Mas deve saber o quão desanimador é não chegar nem onde esperava chegar. Por isso, para entender se a meta é alcançável você precisa sempre olhar para sua realidade, suas possibilidades e limitações.

Relevante

A meta também precisa ser relevante. Você precisa entender com clareza qual é a importância de chegar àquela meta na sua vida. Se pergunte: para que eu quero isso? Ainda no mesmo exemplo: para que eu quero perder 10 quilos? É para se sentir mais feliz consigo mesmo, para usar uma roupa específica? Qual é o seu motivador? Ele precisa ser claro e estar muito presente para que a caminhada seja mais fácil.

Temporal

E, por fim, a meta precisa ter um fator temporal claro: não adianta querer perder 10 quilos na vida inteira. É importante que você defina: será em 12 meses? Qual é a data específica para chegar no objetivo que você quer? Isso é muito importante para se manter firme em busca dos objetivos e não desistir.

Espero que tenha ajudado você a perceber que os nossos objetivos podem ser melhor alcançados quando temos uma meta bem desenhada. Agora, tente usar esse modelo para sua meta de 2022. Torne seus objetivos para 2022 mais inteligentes.

E, se puder, faça terapia.

Deixe uma resposta