Você já parou para pensar porque priorizamos algumas necessidades em detrimento de outras? Uma explicação dentro da psicologia é a teoria das necessidades humanas, baseada na Pirâmide de Maslow.

A Pirâmide de Maslow é utilizada não só na psicologia, mas também na administração como forma de compreender a motivação dos profissionais dentro de uma empresa, por exemplo.

O que é a Pirâmide de Maslow?

Abraham Maslow foi um psicólogo norte-americano, que em 1943 publicou o livro A Theory of Human Motivation, que em tradução literal significa A teoria da Motivação Humana. Neste livro ele apresentou a pirâmide de necessidades que hoje é conhecida como Pirâmide de Maslow.

Na pirâmide de Maslow, podemos entender que a necessidade mais próxima à base da pirâmide vai ser mais forte, mais intensa. Precisa ser inicialmente suprida para podermos cogitar as próximas necessidades elencadas na pirâmide.

Confira o que é cada parte da pirâmide:

1. Necessidade fisiológica

As necessidades fisiológicas são as mais básicas para podermos sobreviver, por isso estão na base da pirâmide. Essas necessidades são: respirar, se alimentar, estar hidratado, fazer as nossas necessidades fisiológicas propriamente ditas, dormir, ter um abrigo.

Se não conseguirmos atender essas necessidades, dificilmente podemos pensar em outra coisa. Você já se deparou com um momento em que precisa muito esvaziar a bexiga e não consegue prestar atenção nas coisas que a outra pessoa está dizendo? É mais ou menos por aí! Essas necessidades mais básicas falam mais alto quando precisam ser atendidas.

2. Necessidade de segurança

Esta parte da pirâmide de Maslow se refere a nossa necessidade de sentir segurança: segurança nos relacionamentos, na propriedade, segurança do nosso corpo ser respeitado, segurança da família, de ter um emprego, de ter saúde e acesso à serviços de saúde, etc.

Pensando um pouquinho, se estivermos à noite numa casa em que não nos sentimos seguros, por exemplo, já ficamos nervosos e não conseguimos dormir, certo? Ativamos nosso sistema de alerta pessoal.

É mais ou menos assim. Se não sentirmos essas diversas formas de segurança dificilmente vamos conseguir pensar no próximo nível de necessidades proposto por Maslow.

3. Necessidade social

Na teoria das necessidades de Maslow, a necessidade social envolve amizades, sentimento de pertencimento familiar e social, amor, sentimento de comunidade e também o envolvimento amoroso.

Somos seres humanos e é muito difícil vivermos em isolamento, já sentimos isso intensamente com o momento mais crítico da pandemia que vivemos recentemente.

Estar em sociedade e se sentir pertencente faz parte das necessidades humanas, e sem ter essa sensação de pertencimento social não conseguimos pensar no próximo nível de necessidades proposto na Pirâmide de Maslow.

4. Necessidade de estima

Esta necessidade, proposta na pirâmide, diz respeito à nossa autoestima, confiança, sentimento e vontade de conquista, respeito aos outros e dos outros. Tem a ver com reconhecimento e status social também.

Para motivação humana é importante que tenhamos esse aspecto de respeito e reconhecimento dos outros.

Se pensarmos que estamos com fome, sede, e sem abrigo, será que conseguimos pensar em status e reconhecimento social? É disso que trata a pirâmide: precisamos atender as necessidades mais básicas primeiro.

5. Necessidade de autorrealização ou realizações pessoais

No topo da pirâmide de Maslow está a necessidade de autorrealização ou de realizações pessoais.

Esse nível da pirâmide representa nossa necessidade humana de constante desenvolvimento pessoal, de ter talento, criatividade, ser uma pessoa realizada, estar de bem com a vida, sem preconceitos, aceitando as coisas como são, busca de desafios e de solucionar problemas, entre outros. De um modo geral é a necessidade de buscar atingir o seu potencial máximo.

Olhando para a Pirâmide de Maslow, conseguimos entender um pouco mais como fazemos nossas escolhas e o que nos motiva.

Cada necessidade tem um momento e, se precisamos de algo, a necessidade fisiológica, por exemplo, vai falar mais alto do que a nossa necessidade de autorrealização, naquele momento específico pelo menos.

Dar atenção às nossas necessidades, mesmo as mais básicas, nem sempre é fácil.

Temos um mundo que nos exige a todo momento, mas não podemos deixar de lado aquilo que precisamos de verdade, o que para nós é uma necessidade.

Se suas prioridades estão um pouco ou muito bagunçadas e você não está conseguindo dar ouvidos à sua necessidade, é sempre importante pensar em buscar uma ajuda profissional para se reencontrar novamente.

Lembre-se: se puder, faça terapia.